terça-feira, 27 de março de 2012

Livro: 'Meus Balões'

Este livro, é na verdade um pequeno diário do nosso grande Santos-Dumont (embora não fosse um nome composto, Alberto gostava de assinar seu nome desta forma, era um jeito de equiparar suas origens - brasileira e francesa), o pai da AVIAÇÃO.

Neste livro Alberto conta sua história, desde os primeiros anos no interior de Minas Gerais até sua aclamação como grande aviador. 

"A vida de Santos-Dumont foi toda ela dedicada à conquista do ar. Na infância, quando residia no interior brasileiro, a sua imaginação era despertada pela ascensão dos pequenos balões de papel que os meninos soltavam nas noites de São João, na alegria de uma das festas mais populares do Brasil." ¹

Como não é de se estranhar, na infância o autor predileto de Alberto era Júlio Verne - hoje lemos muito pouco esse grande autor, que com seu perspicácia, enxergava a mecânica e a ciência dos tempos do por vir, em que o homem, unicamente por seu gênio, se transformaria em um semideus.

Ao longo do livro, Santos-Dumont descreve diversos de seus trabalhos, dos dirigíveis até o grande 14-bis. Nessas descrições, vemos que ele possuía um grande conhecimento em mecânica, o que possibilitou ele próprio construir diversos modelos.

Recomendo! Este livro te deixará mais próximo de um brasileiro que na verdade não conhecemos muito, além do que vemos em geral na semana da aviação.


¹ - Geraldo L. de Mello


Nenhum comentário:

Postar um comentário