CCBB-RJ
"... no mundo só há de verdadeiramente interessante Paris..., e todo o resto é paisagem."
- Eça de Queiroz
Esta é sem dúvidas uma exposição que merece ser vista. Vista e revista. Alguns dias atras chegou ao Rio de Janeiro a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade" - com 85 obras-primas - grande artistas como: Van Gogh (infelizmente, pude atentar apenas um), Cézanne, Renoir, Manet, Gauguin entre outros.
E, esta exposição traz ao público carioca quadros referencia, grandes expressões do movimento Impressionista, cujo grande mestre Claude Monet, está representado por várias obras, como: La gare Saint-Lazare, de 1877.
Quando se trata de arte, não há como expressar em palavras a sensação de estar diante de Danseuses montant un escalier, belíssima obra de Edgar Degas. Só restando admirar.
Outra obra, mais que prima, de Monet que está exposta é Le bassin aux nymphéas, harmonie verte, é, embora simples, um quadro que guarda uma beleza única, o fato de ser "simples" é onde reside todo seu esplendor. A serenidade da cena é aplacadora.
Pissarro me conquistou com Jeune fille faisant du feu. Gelée blanche, a luz que o quadro transmite, é simplesmente única. Muito para alem do que se vê.
Outro artista que chamou atenção foi Adolphe Monticelli, com sua natureza morta Nature morte au pichet blanc. Um belíssimo óleo sobre madeira.
Le Fifre de Edouard Manet é a estampa esta exposição, muito embora não o ache um belíssimo quadro. Todavia, tem seu valor.
Se existe uma coisa subjetiva, é arte e, o gosto por ela. E, não cabe aqui ficar dissertando sobre o que há ou não nesta exposição, ou o que é melhor para se ver. Se posso dizer algo, é que não há como não ver. E, alem de tudo, uma chance de conhecer e ver outros artistas, que não são tão ovacionados, mas que são mestres.
Ps: Cabe ressaltar que todas as obras são parte do acervo do Museu d'Orsay, museu esse que reuni um grande número de obras impressionistas. Salvo engano, a maior coleção relacionada ao movimento. E sendo d' Orsay dedicado a ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário