quinta-feira, 12 de abril de 2012

Habemus Papam

7,5...

Temos Papa!

É um dos melhores filmes do gênero, ao ler a sinopse se tem a ideia de que o filme é um drama, mais precisamente um drama psicológico, que se trata apenas dos medos e angustias de uma pessoa - na verdade é uma comédia, porém a película vai muito além, os personagens secundários ganham um destaque muito interessante e na devida medida.

O filme tem início com um brevíssimo velório [de um Papa, meio óbvio], na sequência há a chegada e preparação dos diversos cardeais - responsáveis por escolher entre eles um novo Papa. No trecho do filme em que está ocorrendo o conclave, se dá diversas cenas engraçadas, ao que parece nenhum tem a pretensão de vir a ser o novo Sumo Pontífice. 

No entanto, um terá de ser escolhido e deverá ou não aceitar tal tarefa, o Cardeal Melville [Michel Piccoli] é o escolhido e aceita a missão, mas no momento que deveria se apresentar no balcão central da basílica de São Pedro, tem uma crise de panico e foge, neste momento o filme começa a ganhar ritmo e as questões pontuadas no filme começam a ser trabalhadas.

O filme trabalha com muito bom humor questões como responsabilidade, poder, capacidade, fé, liderança, humildade, renuncia, entre outros aspectos morais de grande relevância. 

Todos os temas são abordados com muito bom humor e nos leva a uma reflexão sem que percebamos, comédia talvez seja isso!




ps: devo dizer que Michel Piccoli está muito bem no papel, se consegue ver verdade na sua interpretação. Ah, também lembra bastante o falecido João Paulo II.


Nenhum comentário:

Postar um comentário